segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O melhor filme de 2007: "Before the Devil Knows You're Dead"


Sou péssimo em resenhas, mas este filme é muito bom, gostei demais da conta, acabei não resistindo em pelo menos fazer uma tentativa.
Inicialmente quero dizer que foi uma feliz e acidental descoberta, encomendei-o pelo "torrent shop" meio por acaso, sem maiores pretensões iniciais. Mas logo percebi como é explendidamente bem escrito e interpretado! E a Marisa Tomei continua hot, hot, very hot!!! E no papel de uma brasileira...
A história do filme basicamente refere-se ao caso de dois irmãos que passam por dificuldades financeiras e acabam por tramar um roubo a uma joalheria de propriedade de seus próprios pais. Embora bem planejado e aparentemente simples de ser concretizado, um acidente inesperado altera todo o curso do assalto e acaba acontecendo a morte acidental da matriarca.
A partir dai desenrrola-se uma seqüência feroz e brutal de destruição moral, espíritual e física dos principais personagens, todos membros da mesma família. Poucos filmes que já assisti souberam explorar de forma tão profunda e assustadora sentimentos ruins como cobiça, mentira, covardia, inveja, ressentimento, adultério, ódio e vaidade combinados e encerrados num ambiente tão claustofobicamente angustiante... Pessoas pequenas, num universo pequeno digladiando-se desesperada e mortalmente pela sua sobrevivência e de seus interesses mesquinhos.
Achei particularmente interessante a utilização dos recursos técnicos de "flashback" e "flashfoward" mostrando diferentes ângulos e diálogos de um mesmo acontecimento, sob os diversos pontos de vista dos personagens.
Pela pesadíssima carga emocional que consegue projetar, "Before the devil knows you are death" é o tipo de filme que deixa fortes impressões em seus espectadores, impossível ficar-lhe indiferente, é um filme que dificilmente esquecerei.
No mesmo nível, creio que só "Dogville" e "Fargo" conseguem se igualar em qualidade de roteiro, definitivamente, IMHO foi o melhor filme produzido em 2007.

2 comentários:

Anônimo disse...

onde baixo o filme?

Carlo disse...

Baixar não, encomendar... ;-)
Via torrent aqui:
http://www.mininova.org/tor/1062660
gostei da qualidade deste arquivo, som e vídeo razoáveis, deve ter legenda no legendas.tv, mas não tenho certeza.