terça-feira, 25 de março de 2008

No Japão, URLs não tem vez...

Interessante... Tanto tempo aqui e ainda não tinha atentado para este detalhe ainda. Ao invés de promover o domínio virtual (URL) das empresas, as agências de publicidade japonesas preferem incentivar seu público alvo a pesquisar pelo nome do produto/empresa nos buscadores.
Parece que aqui na terra do sol nascente as URLs foram abolidas de vez dos anúncios publicitários.
Imagino que isto seja em decorrência da dificuldade dos nipônicos em interpretar o alfabeto ocidental. É muito mais fácil para eles digitarem algo em "katakana" ou "kanji" no Google por exemplo, do que inserir o endereço web em "romanji" na caixa de navegação do browser.



Acabei fazendo um teste com as palavras chaves que aparecem nos anúncios da imagem acima e de fato sempre encontro os links das empresas relacionadas no topo da busca.
Depois adentrei-me pelo Google Brasil e comecei a fazer o mesmo com nomes de produtos e empresas tupiniquins e não é que nesta experiência também tive sucesso em quase todas a minhas tentativas...

Nenhum comentário: