quinta-feira, 10 de abril de 2008

A última palestra

Acabei de assistir a famosa palestra de despedida do professor Randy Pausch intitulada "Really Achieving Your Chidhood Dreams"(que numa tradução livre ficaria algo semelhante a este título: "Como concretizar seus sonhos de infância"). Apesar de toda badalação promovida pela mídia americana, comecei a assisti-la sem muitas perspectivas, mas aos poucos fui me envolvendo pela fantástica habilidade oratória deste que além de ter sido um brilhante professor universitário, foi igualmente bem sucedido como empresário, cientista, programador, pai de família e ser humano.
No dia (18/07/2007) em que proferiu esta palestra, Randy tinha sido recém diagnosticado de um cancêr pancreático que o condenava a vir a falecer num prazo entre três meses a seis meses. Apesar destas circunstâncias traumáticas, em nenhum momento pareceu estar deprimido ou abatido durante sua apresentação. Ao contrário, de um jeito bem descontraído, vivaz, chegou até a fazer algumas flexões de braço em frente ao auditório para exibir sua disposição física e mental. Nenhuma menção a coisas elevadas como religiosidade, espiritualidade.
O que assisti foi uma tremenda lição de como viver, viver feliz...
Gostei em particular deste conselho:
"Procure pelo que a pessoas tem de melhor. Você pode esperar por um longo tempo, talvez até anos, mas esteja certo de que num determinado momento as pessoas revelarão suas boas qualidades. Espere por isto pelo tempo que for necessário. Ninguém é totalmente mau. Todo o mundo tem um lado bom, tenha paciência..."
Um bom conselho, porém difícil de se dar ouvidos, principalmente por um indivíduo meio complexo como yo.
Realmente é uma pena que ser paciente com pessoas é algo em que não sou muito bom. Mas quem sabe. Um dia ainda espero aprender a ser...

Baixe a palestra com legendas em inglês aqui. Procurei exaustivamente, mas infelizmente não encontrei o vídeo com legendas em português.

Update:
A Cátia me fez a gentileza de passar o seguinte link com legendas em espanhol, assistam aqui.

3 comentários:

Cátia disse...

Olá!

Encontrei em Espanhol:
http://www.youtube.com/watch?v=hKRgLvmamUY&feature=related

Até mais!

Cátia

Carlo disse...

Obrigado Cátia, já estou atualizando o post com o teu link...

Mia disse...

oi, encontrei o video com legenda em português

http://www.youtube.com/watch?v=brKjZp5woXI

bjos