quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Tiddlywiki, um wiki pessoal


Você precisa de um sistema fácil, eficiente e privado para registrar dados, resumos, clips, rascunhos diversos, agendar tarefas, desabafos íntimos, poemas tronhos, loucuras mil, planos secretos para conquistar o mundo, etc e etecétera?
Então afirmo-lhes que desde já teus problemas se acabaram!!!
TiddlyWiki é um software fenomenal que facilita em muito tudo isto, e além de ser gratuito, é agnóstico quanto a sistema operacionais, pois roda em OSX, Linux e se o ruindows (98, xp ou vista) não travar ou bichar antes, roda nele também... :-)
É um software pequeno, consiste num simples arquivo composto por códigos html e ajax, descartando qualquer tipo de complexidade informática, como banco de dados, bibliotecas e outros apetrechos esquisitos que costumam se pendurar a este tipo de programa. Necessita tão somente de um navegador decente como plataforma, citaria por exemplo o Firefox, Opera ou o Safari (o "explorer" não é um navegador decente, mas funciona nele também, acho...) para acessar e editar os textos que serão acrescentados ao wiki.
Assim como na Wikipedia, os textos (artigos) que no TiddlyWiki são chamados de "tiddlers", podem ser linkados entre si, ser agrupados por tags, pode-se adicionar imagens e sons aos artigos, classificá-los por data de entrada e tudo poderá ser facilmente localizado a posteriori através de um prático sistema de busca, além de inúmeras outras possibilidades que poderia ficar a citar indefinidamente até que as forças de meus dedos se esvaíssem de tanto digitá-las...
O TiddlyWiki atinge o cúmulo da simplicidade no quesito instalação também, porque sequer é necessário instalá-lo. ;P
Basta salvar o arquivo "empty.html" em algum local no seu hard disk, pen-drive ou aonde bem lhe apetecer e abrí-lo através de seu navegador favorito, after. Sem qualquer configuração. É só começar a utilizá-lo. Vapt-vup. Simples assim!
Comecei a utilizar o TiddlyWiki a cerca de duas semanas, principalmente como muro de lamentações e fosso de impropérios privados, mas aos poucos fui descobrindo várias outras possibilidades e a partir de então estou utilizando-o para tudo que precise ser anotado, rascunhado ou arquivado. E através de suas variantes e adaptações, pode ser otimizado para "n" finalidades, até como ferramenta de GTD, como o GTDTiddlyWiki .
Existe ainda uma oportuna extensão para o Firefox chamada TiddlySnip que facilita bastante a clipagem de pedaços de páginas web, salvando-as automaticamente no formato de "tidlers" para dentro do arquivo do TiddlyWiki.
Mais informações e outros reviews para que não fiques ai a pensar que tudo isto não passa de xavecação vazia, aqui, aqui e aqui...

Se uma imagem vale por mil palavras, um slide vale por um milhão? Confira esta apresentação e se convença de uma vez que o Tiddlywiki é demais!!!


Uma Introdução ao Tiddlywiki

View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: tiddlywiki)

Nenhum comentário: