domingo, 2 de novembro de 2008

Shakai hoken: "Japão quer negociar acordo previdenciário com o Brasil"

Uma boa notícia para todos aqueles que pagam este imposto lazarento e acreditavam que era dinheiro jogado no lixo. Não é sem tempo. Todo santo mês quase 400 doletas do meu salário morrem nesse buraco negro fiscal chamado shakai hoken.
Agora só nos resta ( ai, ai, ai...) aguardar a boa vontade do governo brasileiro em sentar-se à mesa de negociações e efetivamente fazer algo a respeito. Coisa que infelizmente me desanima um pouco. De qualquer forma é uma luz de esperança.

Da Agência Estado:

O Japão planejar iniciar negociações com o Brasil em 2010 para um acordo previdenciário que isentaria cidadãos das duas nações de pagamento duplo de obrigações previdenciárias durante estadias no outro país, disse neste sábado uma fonte do governo japonês, segundo a agência Kyodo News, citada pela Dow Jones Newswires.

Até o momento, o Japão já assinou pactos semelhantes com sete países, incluindo Estados Unidos e Grã-Bretanha, mas o acordo com o Brasil seria o primeiro do gênero com uma economia emergente.

As negociações podem ser demoradas, no entanto, por conta de diferenças entre os valores previdenciários pagos e entre os sistemas previdenciários dos dois países, segundo fontes.

Japão e Brasil têm laços de longa data, com grandes colônias de origem nipônica no Sudeste e Sul do País e cerca de 320 mil brasileiros, descendentes de japoneses em sua maioria, morando no Japão.

Nenhum comentário: