segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

...feeding a family of four on 10,000 yen a month.

"...alimentando uma família de quatro membros com somente ¥10.000 mensais."
É isto mesmo. Por mais irreal que possa parecer, esta frase esta no meio de uma interessante reportagem da agência Reuters sobre as artimanhas econômicas das patroas japonesas nestes tempos tão complicados. Ao terminar de lê-la, não tive como ficar aqui meio aturdido, pasmo, pensando em como conseguem tal feito...
Eu por exemplo, só em latinhas de café de "jidouhanbaiki" torro uns ¥ 13.000 mensais.
Só em restaurantes, fast foods, ramenyas e etc, lá se vão uns ¥15.000.
Só em pães, doces e besteiras variadas adquiridas em konbinis, lá se vão outros ¥15.000 e a conta prossegue até atingir algo em torno de uns ¥110.000 de custo mensal para me manter aqui, sem contabilizar aluguel, energia elétrica, água e gás que sempre vem descontadas direto na folha de pagamento.
Pois é, parece que vou ter de modificar meus hábitos consumistas por um tempo também, até porque meu salário atual não comporta tantos gastos assim...

2 comentários:

Florzinha disse...

Incrível mesmo! Caramba!
Até me vem um 'será que consigo?', mas infelizmente receio que não... :(

Hidemi disse...

E eu achei que tava economizando...
10man?? eu preciso aprender a receita...
no meu caso, comprava bento pronto
gastava mais ou menos 13mil de bento, mais uns 8mil de besteiras de mercado.
considerando os mc donalds de fim de semana e saizeriya ou pizza pra variar, mais uns 12mil
agora cortei o bento, faco comida em casa, apesar do gosto horroroso da minha comida, tem o lado bom, como bem menos rs e parei de jantar fora nos fds... cortei refrigerantes, sorvetes, bolachas e salgadinhos...
to gastando entre 20 e 25mil...
mas tem o aluguel que eh um chute na canela (80mil) com agua luz e gas inclusos
e as contas de telefone internet e celular que fica em torno de 10mil
to tentando enxugar um pouco mais... mas esse alguel tah complicado... pq eh um valor fixo