segunda-feira, 23 de março de 2009

Okuribito


É uma tocante estória dum violoncelista que ao perder o emprego em Tóquio, resolve retornar para sua cidade natal. Lá, ao interpretar erradamente um anúncio, acaba por se tornar um coveiro acidental. Que no Japão tem uma conotação um tanto diferente da qual estamos acostumados no Brasil. Aqui (Japão), coveiro tem uma maneira, digamos assim, perfomática na preparação dos mortos. Neste filme sua atuação aparenta ser uma arte extremamente refinada, protagoniza um lento ritual, geralmente assistido pela família e pessoas próximas. A lavagem do cadáver, a troca de vestuário e toda a maquiagem para tornar o defunto o mais apresentável possível é feito duma forma respeitosa, carinhosa, através duma estética um tanto parecida com a cerimônia do chá. Nada se percebe de macabro, mas sim uma bela e encantadora homenagem a um ente querido prestes a partir para a outra dimensão.
O filme tem alguns momentos engraçados. Alguns muito tristes. Um saudável balanço que não o torna deverás trágico, dramático.
E apesar de alimentar uma profunda aversão por qualquer tipo de religião e suas cerimônias inúteis. Não tive como sentir um tremendo respeito pela forma um tanto poética e solene com que o povo japonês vela seus mortos.
"Okuribito" é um filme inesquecível sob variados aspectos, mas gostei principalmente do roteiro, muito bem escrito, inteligível até mesmo para um analfabeto e surdo em nihongo como eu. E uma bela aula a respeito da cultura japonesa, da vida, da morte, de relacionamentos e talvez acima de tudo, do que pode significar a arte no seu âmago. Por tudo isto, nunca consegui apreciar tanto um filme japonês como este. Filmão, sem dúvida nenhuma.


4 comentários:

Luria disse...

Vou baixar com certeza!
beijos!

Bah disse...

Ahhhh eu to tentando baixar esse filme faz um tempo, mas nunca tem link bom... se vc souber qual site tem um valido q nao seja virus rs me avise....

Kisu!

andreia inoue disse...

tambem quero assistir,vc tem o link??????????????se nao tiver vou procurar na locadora no fds!!!
e desejo uma boa semana,atrasadinha ne?hahahah!!

Carlo disse...

Tem torrent aqui: http://www.mininova.org/com/2409110
Mas a legenda é em inglês.