segunda-feira, 27 de julho de 2009

Brasileiros homelesses na TV japa

Os efeitos do tombo da economia japonesa ainda não deram sinais de arrefecer um tantinho que seja a situação dos brasileiros na ilhota. Assistindo esta reportagem da até a impressão que aumentou a quantidade de compatriotas desabrigados nas ruas. Não consegui descobrir quando estes vídeos foram transmitidos originalmente na TV japa, mas parece que não são tão antigos, talvez do mês passado?





Atualização: segundo um participante da comunidade "Brasileiros no Japão" do Orkut, o vídeo é do dia 15 deste mês.

4 comentários:

andreia inoue disse...

no final do ano vi tantos documentarios sobre a situacao dos brasileiros e revendo esse me fez relembrar,
a situacao ainda esta longe de melhorar,na fabrica q estou contrataram tres so que como arubaito,entraram mais com data de sai,triste ne?
abracaooo!!

DEUS.MEU.GUIA disse...

eai,Carlos?tudo bem,por ai?porra,esses documentarios e entrevistas me deixam mal...nenhum ser humano senta a frente da tv, assiste a tudo isso depois ecova os dentes,poe a cabeca no travesseiro e dorme.e dificil...como eu ja disse antes,a decisao de ficar ou partir e muito pessoal,envolve uma serie de coisas,e cada caso e um caso e NINGUEM e DEUS para poder julgar,mas existem casos que nao sei ,parece que as pessoas ja perderam a razao.falo isso,por ja ter trabalhado com esse rapaz que acampava embaixo da ponte e ja daquela epoca,uns 3 anos atras,ele dava sinais de que nao estava bem psicologicamente,mas independente disso,me parecia uma boa pessoa e nao fez nada para que pensasse o contrario.nao tenho como descrever o que sinto ao ve-lo nessa situacao,o aperto que sinto no coracao e MUITO desconfortante.pior,ainda e saber que muitas fabricas,segundo um tantousha amigo meu,estao preferindo fazer com que funcionarios facam ate 5 ou + hrs de zanguio(e nao faz pra ver!) a contratar mais funcionarios ou contratando pessoal da Asia por salares que as vezes sao 1/3 do que recebiamos...aonde isso vai parar?nao sei,mas espero que todos consigam sair dessa bem,ou pelo menos sem nenhuma sequela.boa sorte a todos!

Bah disse...

Era exatamente por isso que não queria continuar morando no Japão. Para não ter que chegar nessa situação... aliás, não queria ter que gastar o que poderia estar usando no Brasil para conseguir as coisas. Eu olho os vídeos, me dá muita vontade de voltar pq eu sinto mta saudade, das coisas, dos lugares, do verão mesmo escaldante rs... Mas penso que fiz o melhor, se não tivesse voltado na hora que eu voltei, já teria gasto todo meu dinheiro e nã conseguiria fazer a minha pós aqui.

Você tá procurando trampo?

Kisu!

ShigueS disse...

Gostei bastante do documentário. Foi parcial e inconclusivo, mas apesar do apelo dramático não foi para fora da realidade. Realmente é de doer o coração ver que pessoas que trabalharam tão duro estão nessa situação. Achei que o vídeo foi pouco comentado, apesar de ter mais de 1.600 visualizações. Nessas horas é que eu percebo que não posso reclamar do meu trabalho! Espero que essas pessoas consigam logo se arrumar. Você também se cuide!