terça-feira, 4 de agosto de 2009

Byôsoku 5 Centimeter

Ainda sobre o impacto de ter acabado de assisti-lo, o que posso dizer?
É um poema perfeito em forma de anime. Uma comovente estória sobre amor e distância (física ou emocional). Uma narrativa convincente sobre a dor sentida por não estar próximo da pessoa querida ou da incapacidade de declarar seus sentimentos a alguém que esteja ao lado.
5 centímetros por segundo. É a velocidade com que as pétalas de um sakura caem. Uma metáfora a respeito dos protagonistas, que iniciam um intenso relacionamento afetivo e com o tempo lentamente se distanciam, assim como as pétalas de um sakura espalhadas ao solo.

Shinkai Makoto é um artista excepcional. Tudo é muito bem talhado nesta fina obra de arte. Desde o roteiro bem escrito, trilha sonora, até o mínimo detalhamento de cada quadro, nota-se uma sensibilidade incomum. Não sei se algum dia ainda terei o prazer de assistir um anime tão excepcional quanto este...



8 comentários:

Bah disse...

Hmm, não gosto de animês, mas de qq forma, eu vim deixar um OIIII meu rs... até pq não dá pra falar de algo que não manjo rs.

Kisu!

Lou disse...

Às vezes a distância emocional é mais dolorida do que a física...

Pois é, essa do suco tá manjada. Porém, sempre tem uma desinformada por aí pronta pra cair nesse papo!

Beijos

andreia inoue disse...

eu gosto de animes que seja bem bobinho e no estilo menininha mesmo,hahhaa,adooroooooooooo,
depois faco uma listinha dos q ja assisti para ve se vc curte algum!
eu gostei da sinopse,aquela frase sobre o sakura foi bem poetico heim?!!!
abracaooo.

Bah disse...

Cigarrinho natural? weed? :P

andreia inoue disse...

ola carlo,iria falar hj contigo no orkut mais vc nao estava,me deu uma raiva daquele anonimo duma figa,ahhahah...mais agora ja passou a raiva,afinal nao vou morrer por conta da opiniao alheia,passei para te agradecer o comentario e ainda bem que vc entendeu a minha posicao!
abracao.

Ewerthon Tobace disse...

Ola Carlo! Ainda se lembra de mim? hahaha... voltei ao mundo dos blogs. Espero que desta vez seja por muito tempo... vamos ver neh se eu aguento.

madoka disse...

oi Carlo,
assisti ao trailer, e deu pra sentir isso mesmo que vc falou dos mínimos detalhes, e que fazem toda a diferença. Fiquei na curiosidade de ver. é um longa? será que tá em circuito japonês? não conhecia o diretor. Obrigada por dividir conosco. valeu.

Herika disse...

Não sou fã de animes mas gostei da forma poética que você descreveu, até deu vontade de assistir ;)

Beijos!