quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Invictus


Toda vez que me aparece um filme de roliudiano pela frente eu já sou do contra, mas as vezes é preciso dar o braço a torcer. Gostei do Invictus. É claro que existe a previsibilidade do roteiro, de uma certa dose de clichês, mas isso até que não chega a ser um demérito tão grande assim. Gostei muito do filme. Passei a admirar mais ainda o Mandela. Passei a acreditar que a política quando bem conduzida pode inspirar e realizar coisas boas, mesmo num país dilacerado por um regime brutal como o apartheid, violência, crise econômica, tudo isto em meio a uma transição histórica de governo.
Mandela realmente é um grande cara, um verdadeiro estadista, um líder sábio e inteligente, compará-lo ao lula, bom, deixa para lá, nem vale a pena perder tempo com certas imprecações inúteis…

E é claro, vibrei com o belo poema que inspirou Mandela durante o tempo em que esteve na cadeia e cujo título dá nome ao filme:

Invictus

Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer Deus - se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.

Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.


É tudo que um ex-dekassegui perdidão neste país latino precisava ler para levantar um pouco o seu ânimo, apesar da desesperança, do ceticismo e da imensa decepção com certas "cousas" que não consigo deixar de notar por aqui…

2 comentários:

sharkhummer disse...

Realmente, um bom filme, principalmente que fala sobre o respeito ao ser humano independente da cor, respeito às idéias além de transmitir muito bem à respeito do perdão. " Se agirmos assim, como você diz que devemos agir, estaremos dando a eles a certeza de que, eles não estavam errados sobre o que pensavam a nosso respeito".

kkkkkkkkkkkkkkkkk
ahhhhhh eu tô malucooooooo
shark

andreia inoue disse...

agora sim me motivei a assistir invictus,ja estava planejando fazia uns dias e ate hj nada,
achei super bacana o que vc escreveu sobre o filme, e para ser sincera,ao contrario de vc,todo sucesso roliudiano,fico euforica para assistir.
:D
e sobre comparar o mandela com o lula,nao tem como,apesar de gostar do lula,ele nao chega nem perto de ter um terco da historia tao rica e grandiosa do mandela,
beijao.